images-27-599577084

É sempre fascinante aprender o que as pessoas do passado usavam para realçar sua beleza. Como não haviam modernos métodos de fabricação de cosméticos como os que temos atualmente. Hoje vamos aprender alguns segredos de beleza dos gregos antigos, mas que até hoje esses ingredientes são usados em produtos de beleza.

Os gregos antigos eram amantes da beleza. A estética, surgiu da reflexão do belo natural e do belo artístico. E, foi entao que Platão fez a pergunta : O que é belo? E a partir dessa reflexão que chegou a um consenso: tudo que se identifica com o bem, a verdade e a perfeição.

Ter um corpo bonito era prova de um interior belo, de uma mente brilhante. Para eles, a beleza estava ligada ao divino.

Para muitos a beleza era considerada uma dádiva, um presente dos Deuses e por isso estavam sempre buscando novas maneiras de melhorar sua aparência através da nutrição, atletismo e cosméticos.

A palavra cosméticos é na verdade uma palavra grega, kosmetikos que se originou no século XVII, portanto, esses rituais de beleza existem pelo menos há tanto tempo.

Por conta dessa busca pelo ideal ao longo dos tempos foram elaborando preparos cosméticos que ficaram para a posteridade pois eram extremamente eficazes e como eles não tinham cosméticos na época, usavam os recursos naturais que tinham à mão.

É claro que abrir uma embalagem e fazer uso do produto é mais fácil e rápido, mas aqui a graça é justamente fazer disso um momento especial de autocuidado, um verdadeiro ritual de beleza que irá te relaxar,  além é claro de que você saberá exatamente o que estará usando, quanto mais in natura melhor!

 Assim como na culinária, preparar essas receitinhas de beleza nos traz um prazer e um efeito positivo, pois estamos fazendo um carinho para nós mesmos, numa outra oportunidade falaremos mais sobre a importância de preparar uma receita.

 

 

 

1- Mel

O mel é um dos ingredientes antibacterianos mais naturais que existe também têm propriedades de clareamento e hidratação. O mel tem sido clinicamente comprovado para acelerar a biossíntese e a maturação das fibras de colágeno, melhorando a elasticidade e a rugosidade da pele e fornecendo uma textura aveludada.

Uma das preparações mais comuns das máscaras gregas é misturar azeite e mel  tanto para a face como creme para o corpo. Essa dica de beleza provavelmente deixava suas peles mais brancas e macias.

 

Receita para antes do banho:

 

Coloque 1/4 de xícara de mel em uma jarra ou tigela pequena

Adicione uma pequena quantidade de água morna ao mel para torná-lo mais espalhado

Misture 1/4 de azeite extra-virgem com o mel

Aplique com um pincel limpo ou pincel de maquiagem no rosto.

Deixe a mistura descansar por 10 minutos e remova com um pano.

 

2- Azeite extra-virgem

 

O azeite era chamado de ouro líquido por Homero e tinha um status quase mítico na Grécia antiga. O azeite de oliva era considerado sagrado e era usado amplamente, desde máscaras faciais clareadoras quanto para proteger do sol . As mulheres antigas de Creta o usavam para cabelos, rosto e corpo, pois é uma fonte natural de vitaminas, minerais, aminoácidos e antioxidantes.

A azeitona está cheia de ácidos ômega e tocoferóis que curam e nutrem a pele.

Nutre profundamente a pele, mantendo a umidade, prevenindo a perda transepidérmica de água e restaurando a elasticidade para manter a pele jovem que é instantaneamente hidratada, renovada e suavizada. Uma das formas mais simples de aplicar na pele passar um pouco de azeite em um algodão para remover a maquiagem.  Além de limpar a pele, ele também irá hidratá-la

Receita para os cabelos: 

Coloque um pouco de azeite em um pote e aqueça-o no microondas por alguns segundos até ficar morno.

Aplique no cabelo e no couro cabeludo e deixe-o agir por 20 minutos.

Depois, lave as madeixas com shampoo para remover o óleo e finalize com o condicionador.

Essa preparação pré-lavagem com o azeite pode hidratar profundamente os fios e deixá-los mais macios.

 

Para eliminar  o FRIZZ do cabelo:

 

Aplique o azeite nos fios ao invés de um produto anti-frizz. Mas use uma quantidade extremamente pequena e passe apenas no comprimento

 

3- Banho de Ervas e Sal Marinho

Saiba Tudo Sobre Banho de Ervas |

 

 

Naquela época, a mulher grega para se perfumar era tomar banho em infusões de ervas. Os gregos todos coletavam várias folhas e plantas e depois as secavam.

Posteriormente, eles aplicavam essas folhas secas numa infusão em banhos termais, junto com outros minerais, como sal marinho.

Se tiver banheira é só colocar saquinhos de chá ou as ervas secas na banheira ,se não tiver banheira, pode tomar seu banho nornalmente, mas antes separe 1,5L de água quente (pode ser do chuveiro) e enquanto toma seu banho deixe a infusão com as ervas de sua escolha.

Existem muitas ervas que podem ser usadas, tanto pelas propriedades medicinais como as energéticas, a aromaterapia trata muito disso. Ao final do banho, desligue o chuveiro e jogue essa jarra de chá no seu corpo e voilá:um banho relaxante, aromático, e de quebra desintoxicante.

 

 

O sal 

Sal amargo – Um velho conhecido com muitos benefícios - Feliz Melhor Idade

 

Os gregos antigos usavam sal do mar Mediterrâneo misturado com azeite de oliva para esfregar e esfoliar seus corpos secos e expostos ao sol

Misture partes iguais de sal Epsom (sal amargo) e azeite de oliva e esfregue os cotovelos e as partes do corpo enquanto estiver de molho no banho.

Se tiver uma banheira pode deixar a mistura permanecer no banho de chá para fornecer propriedades desintoxicantes e calmantes.

 

4- Argila

Máscara de argila para a pele: conheça as propriedades de cada tipo e  aprenda a fazer em casa | Extras Estúdio C | Gshow

 

Os gregos antigos sabiam tudo sobre os benefícios de máscaras de argila e banhos de argila, muito antes de modernas empresas de cosméticos começarem a comercializar.

Argila natural é rica em minerais e é conhecida por sua limpeza e propriedades anti-inflamatórias, muito usada para ajudar a tirar as toxinas para fora do corpo, além de regenerar e acalmar a pele. Tudo isso graças à sua rica composição, que apresenta elementos como magnésio, zinco, ferro, cobre e titânio.

Receita:

As argilas são ótimas carregadoras de óleos essenciais. Mas atenção ao escolher o óleo, tenha cuidado que este possa ser usado na pele.

Misture a argila amarela com uma gotinha de dois óleos, uma colher de mel para a argila ficar cremosa, hidratar e não craquelar e um pouco de água até acertar a textura que deve ser cremosa.

Entre os óleos essenciais que podem ser usados na receita, Indicamos:

O óleo de copaíba ajuda no rejuvenescimento e tem ação anti-inflamatória.

O de lavanda ajuda com as rugas, manchas e acne.

O de olíbano é antioxidante e também ajuda nas rugas.

Já o turmérico limpa e desintoxica a pele.

 

5- Iogurte

 

Os gregos antigos usavam um dos alimentos mais comuns de suas mesas, o iogurte! O iogurte, era usado para dissolver a pele morta e fechar os poros . O ácido lático do iogurte ainda age como um calmante natural para machucados, cicatrizes de acne e pele irritada. Como consequência do uso contínuo do iogurte natural no rosto, é possível até o controle da oleosidade.

O iogurte contém ácido lático, que é um componente em alguns peelings químicos feitos consultórios de dermatologia. Ele esfolia suavemente as camadas superiores da epiderme, o que pode limpar manchas e descolorações, e até reduzir as rugas finas.

Por centenas de anos, tem sido o remédio mais conhecido que mães e avós gregas recorrem para aliviar queimaduras solares.

 

Receita:

Adicione uma colher de sopa de azeite a cada quatro colheres de iogurte natural e aplique no rosto por 10 minutos. Sua pele pode formigar; mas é normal que aconteça por conta do ácido lático.

Uma outra é versão dessa receita para uma pele radiante é adicionar mel.

 Remova com um pano quente.

 

**Botox natural **

 

 Amasse metade de uma banana (quanto mais madura, melhor!) com um garfo e misture em 1/4 de xícara de iogurte e 1 colher de chá de mel. Espalhe a máscara no rosto.

Deixe agir por 15 minutos para depois enxaguar.

 Para um tratamento para rugas profundas, cubra o rosto com uma toalha molhada quente enquanto espera os 15 minutos.

O vapor, a umidade e calor vão ajudar a máscara a agir profundamente.

 

O iogurte é tão incrível que pode ser usado como  Condicionador!! 

 

Espalhe o iogurte natural nos cabelos e deixe agir por 10 a 15 minutos antes de enxaguar. As culturas ativas do iogurte podem ajudar a combater a caspa.

 

Achei impressionante aprender com a cultura grega, receitas fáceis de serem aplicadas na nossa rotina, além de que todos esses ingredientes estão disponíveis na nossa loja.Fale com uma de nossas atendentes:clique aqui

 

 

E você, já fez alguma dessas receitas?Compartilhe conosco o que achou!

 

 

 

 

 

 


belezaautocuidadoiogurteazeite de olivamelSal amargoArgilabanho de ervas