abacate

Ele já foi considerado um vilão nas dietas de emagrecimento, mas ao longo dos anos as pesquisas se aprimoraram e descobriram tantos benefícios do abacate que hoje é tido como verdadeiro herói da saúde.

Exemplo disso, é quando você come abacate, a gordura encontrada nele, junto com outras propriedades, reduz o colesterol “ruim” (LDL), realizando a emulsificação das gorduras saturadas das carnes. Um de seus poderes mais inusitados é como  Antiestresse, a  fruta tem altos níveis de gordura monossaturada e potássio, que ajudam a diminuir a pressão sanguínea e combate a hipertensão derivada do estresse. Além disso, contribui para aumentar a produção de serotonina, hormônio que alivia ansiedade e estresse.

Além disso, o abacate possui muitos nutrientes. Cerca de 100 gramas de abacate contêm 634,1 mg de potássio (mais que a banana), que ajuda a evitar cãibras e equilibrar o nível de sódio no nosso organismo. Ele também têm vitaminas A (essencial para a visão e o crescimento), B1, B2, B3, B9 (o ácido fólico - bom para gestantes), C e E.

Seus ácidos graxos trazem muitos benefícios para a pele: possuem a capacidade de mantê-la hidratada e reduzem a vermelhidão e a irritação. Por isso, as indústrias de cosméticos adoram o abacate e você pode fazer cremes caseiros com ele.  O abacate auxilia na reparação de cabelos danificados, dando brilho e maciez. Há até receitas de shampoos caseiros.

O ômega 3 do abacate melhora o funcionamento do cérebro, uma vez que estimula a circulação sanguínea e aumenta a capacidade de concentração. Resultado: melhora a memória.

O abacate é uma das melhores fontes de glutatoína — fitonutriente presente na fruta. Por isso, oferece proteção contra o câncer oral e de garganta, por exemplo.

 

Para quem busca ganho de massa muscular e quer emagrecer,  inclusão de abacate na dieta é uma boa escolha. Isso acontece devido às gorduras presentes no abacate, que promovem maior saciedade e também ajudam a controlar o apetite ao abaixar o nível de insulina. A fruta contém potássio, que ajuda na recuperação muscular e também auxilia na absorção de nutrientes de outros alimentos.

Aqui no Brasil a variedade de abacate mais encontrada possui apenas 5% de teor de oleosidade, bem menos do que os avocados, que são os tipos de abacate encontrados no hemisfério norte - eles têm esse teor entre 20% e 30%.

abacate vem sendo estudado como um potencial protetor para o fígado. Estudos feitos em ratos foram muito bem sucedidos, mas sua eficiência em humanos ainda não foi comprovada. Se tudo der certo, abacate e mirtilo poderão, um dia, configurar uma forma de tratar a hepatite C.

óleo de abacate (clique aqui e saiba mais) é um ótimo substituto natural para produtos cosméticos e cremes, que muitas vezes contêm substâncias químicas nocivas à saúde, como os parabenos.Clique aqui e fale diretamente com uma de nossas atendentes para saber mais sobre esse produto. 

Que tal usar e colocar essa fruta nas suas refeições? Pesquisamos algumas receitas para vocës, como a Sopa de Repolho com abacate, Guacamole!

 


abacatecolesterolbelezaomega 3