summerfield-336672_1280

ANSIEDADE E DEPRESSÃO

 

Vida Moderna - Cada vez mais a rotina agitada da vida moderna, o sedentarismo e a má alimentação, têm contribuído para o aumento do número de consultas em busca de tratamento contra ansiedade e depressão. O acelerado ritmo está deixando a população cada vez mais ansiosa, deprimida e estressada, podendo levar a transtornos psiquiátricos.

Uso de Ansiolíticos - Muitas vezes o próprio paciente busca na consulta médica a prescrição de ansiolítico para resolver seus problemas emocionais. Devemos ter muito cuidado ao utilizar tais medicamentos, pois os mesmos atuam no Sistema Nervoso Central, podendo causar dependência e alguns efeitos colaterais indesejados quando usados de forma incorreta ou por períodos prolongados.

Uso de fitoterápicos - A prescrição de fitoterápicos é uma boa alternativa para quem quer evitar o consumo em excesso desses medicamentos considerados sintéticos. Embora seus efeitos sejam mais gradativos, agem de forma semelhante, porém possuem menos efeitos colaterais.

Vale lembrar que mesmo os fitoterápicos devem ter o acompanhamento médico e orientação do profissional farmacêutico e nutricionista. As plantas possuem várias substâncias químicas e podem interagir de maneira indesejada com outros medicamentos convencionais, potencializando ou até mesmo anulando seu efeito.

Sintomas da ansiedade e da depressão - A ansiedade pode se apresentar pela falta de ar, dores no peito e palpitações entre outros sintomas. A depressão pode se apresentar com tristeza constante, pouca energia e redução da auto-estima, tendendo a fazer o indivíduo isolar-se do contato com outras pessoas.

Hipérico, Valeriana, Passiflora -  Entre os principais fitoterápicos utilizados para tratamento de transtornos da ansiedade e depressão podemos destacar:

Hipérico (Hypericum perforatum) É a mais eficiente para combater a depressão, possui a substância hipericina que exerce ação calmante, auxiliando em quadros depressivos. Possui ainda ação antiinflamatória e colagoga (estimulante de secreção biliar).

Valeriana (Valeriana officinalis) Suas propriedades são extraídas da raiz. É excelente indutora do sono, sua atividade sedativa deve-se a uma substância chamada valeropotriato presente no óleo essencial, atua como depressora do sistema nervoso, atenua a irritabilidade, melhora a coordenação e reduz a ansiedade. Usada externamente contribui para a cicatrização de feridas e tratamento de contusões.

Passiflora (Passiflora incarnata) Essa espécie de maracujá ajuda a controlar crises de ansiedade e depressão. A passiflora é um medicamento de grande valor terapêutico como sedativo e que não deprime o sistema nervoso central. Tem efeito antiespasmódico e diurético.

Prevenção - O melhor tratamento é a prevenção, portanto alimente-se corretamente, pratique exercícios físicos regularmente e respeite o seu sono repousando pelo menos 8 horas por dia.

Dica - Dica importante é organizar-se, gerenciando os problemas e conflitos do dia-a-dia, mantendo a calma e equilíbrio, buscando não somatizá-los, mas sim solucioná-los, sabendo que todos os problemas, cada um na sua vez, encontram o seu momento certo de solução, não é mesmo?

Alerta - Fique alerta para os sintomas e na dúvida procure sempre orientação médica. Procure boas companhias, busque divertir-se de modo sadio, use o lazer como seu fundamental aliado e desfrute a vida com bem-estar físico e mental.

Tenha uma excelente semana e não esqueça de estar conosco em nossas próximas novidades.