Hygge (hue-ugh pronunciado, não hoo-gah) é um conceito dinamarquês, que assim como a nossa palavra “saudade”, não existe uma única tradução similar em outras línguas.
É um conceito de design e estilo de vida da Dinamarca que está se tornando cada vez mais popular. Em termos de design é associado a uma paleta de cores neutras ou pastéis, especialmente o branco, as casas Hygge se concentram na felicidade e no bem-estar
Usada para reconhecer um sentimento ou momento, sozinho ou com amigos, em casa ou fora de casa, comum ou extraordinário como aconchegante, encantador ou especial.
Isso descreve um ritual de desaceleração na busca de conforto, satisfação e, claro, felicidade.
Baseado num conceito de vida simples, onde o que importa são as pequenas coisas do dia a dia; como um café quentinho com bolo feito em casa ou simplesmente uma torrada com manteiga derretida com ervas, com capricho e carinho.
O interessante é que isso não tem a ver com ter dinheiro.
Com certeza já deve ter tido a experiência de ter ido a casa de alguém, chegar numa varanda cheia de plantas e flores viçosas e coloridas, entra na sala e encontra uma decoração simples mas percebe um aconhego e beleza mesmo não sendo uma mobília requintada, alguém encontrou o requinte na simplicidade, tem carinho num crochê decorando a sala ou nas flores pela casa ou o bolo recém feito coberto por um pano de prato bonito.
A palavra nórdica remonta ao século XVIII e descreve uma sensação de aconchego e satisfação enquanto desfruta das coisas boas da vida, com pessoas boas.
Hygge é a o oposto do estilo de vida moderno de hoje em que as pessoas estão constantemente conectadas por meio da tecnologia moderna, e não através de experiências com as pessoas.
O acolhimento e conforto das cobertas macias com roupa de cama cheirosa ao assistir um filme, ou um café da manhã ao ar livre com flores num vaso pequeno.
Tudo o que valoriza pequenos gestos de delicadeza, carinho e gentileza.
Há grandeza em aprender a qualidade de ser uma pessoa serena e atribuir esse aprendizado ao resto de sua existência.
Quando buscamos como meta de vida aprender a viver com serenidade, buscamos gestos de carinho e gentileza, que nos leva ao grande ato da vida
Hygge envolve transformar o negativo da sua vida e abraçando o bem.
Por exemplo, as pessoas são incentivadas a passar um tempo com amigos e familiares. Tomar um chimarrão com ervas aromáticas junto com um amigo ou parente, comer brigadeiro na panela de vez em quando - sem se sentir culpado por isso.
Embora o estilo de vida hygge exista há séculos, sua popularidade está crescendo, à medida que as pessoas estão adotando a tendência e comprovando seus benefícios.
Estamos vendo que os Millennials estão levando a maravilhosa arte do bem-estar de Hygge a um nível totalmente novo.É interessante como vemos jovens que tiram fotos fofas com seus pets num parque, ou fazzem um smoothie (shake verde com frutas) tomam sol e aparentam um entusiamo e jovialidade
- Hygge promove o exercício:
- Não é apenas algo passivo de se acomodar numa coberta gostosa. Mas também não precisa ser árduo. E se você se exercitar ao ar livre, como andar de bicicleta ou fazer caminhadas, poderá experimentar níveis mais baixos de estresse e um aumento na auto-estima.
- Hygge reduz a depressão e estresse:
- Uma pesquisa recente descobriu que pessoas da Suécia, Dinamarca e Finlândia (onde hygge é um estilo de vida) foram as menos estressadas e dos 36 países pesquisados.
- Hygge reduz a obesidade:
- Apesar da mentalidade de apreciar as coisas boas da vida sem se sentir culpado - incluindo vinhos e doces - na Suécia, a proporção de adultos obesos é de 14%, em comparação com os 27% da Grã-Bretanha.
Portanto:
- Aumento dos sentimentos de auto-estima
O Manifesto Hygge:
A essência do manifesto hygge de Meik Wiking é criar a atmosfera certa, conforto, união e presença, entre outras coisas, para levar uma vida mais feliz e realizada. Segundo Wiking, isso pode ser cultivado de pelo menos 10 maneiras diferentes:
Segundo Meik Wiking, o hygge pode ajudar-nos a estar gratos pelo dia-a-dia porque implica saborear dez prazeres simples da vida como o convívio e o refúgio. © Imagem retirada do livro O Livro do Hygge — O segredo dinamarquês para ser feliz.
Trata-se de saborear o momento presente e encontrar conforto e facilidade com seus entes queridos, seus hobbies, seus pertences e seus arredores.
Dominar a arte do aconchego pode ser um dos melhores regimes de autocuidado para qualquer pessoa.
Se você estiver interessado em trazer um pouco mais desse estilo hygge para sua vida, existem várias maneiras de fazer isso com muito pouco custo.
Aqui estão algumas idéias para seu dia-a-dia:
1. Casa
Exemplos: cobertores robustos ou tricôs, luzes cintilantes, velas, fogueiras ou lareiras, decoração casual e texturas quentes.
2. Sabores
Exemplos: chás, café, bebidas quentes, pães artesanais, receitas de família feita com amigos e parentes que te trazem a sensaçao de alegria e bem estar.
3. Empresa, Família e Amigos
Exemplos: Não importa em qual ambiente, buscar compartilhar refeições, encontros informais, jogar cartas, jogos de tabuleiro enfim tempo de qualidade juntos.
4. Hobbies
Exemplos: diário, pintura, desenho, fotografia, tricô, crochê, leitura e atividades ao ar livre (pular corda com a família, andar de bicicleta, caminhadas no parque, etc.).
5. Mentalidade
Exemplos: gratidão, meditar, saborear o momento, sentar em silêncio em ambientar comuns do seu cotidiano.Mesmo que seja o mesmo lugar de sempre da rotina, busque por detalhes que te façam observar algo e aprecie.