imunidade

SISTEMA IMUNOLÓGICO

A Defesa do Nosso Organismo

 

Basta à mudança de clima, para ocorrerem os primeiros casos de gripes e resfriados, isso ocorre, pois, a chegada de baixas temperaturas, deixa menor a umidade relativa do ar, ocorrem maior acúmulo de pessoas em ambientes fechados (pouco arejados), e a inevitável utilização de roupas e cobertores guardados por muito tempo, todos esses fatores contribuem para o surgimento de doenças, principalmente se o nosso sistema imunológico estiver debilitado.

Quando falamos em sistema imunológico, estamos nos referindo as nossas células de defesa, que se organizam como um “exercito”, para nos proteger contra microrganismos patógenos. Cada célula possui uma função, seja ela de receber ou enviar mensagens de ataque, atacar para matar, liberar substâncias que neutralizam o inimigo, apresentam o invasor ao sistema imune e outras que neutralizam substâncias secretadas pelo microrganismo. Além da defesa celular, possuímos ainda a defesa de barreiras naturais, tais como: Ph gástrico, pele, cera do ouvido, saliva, cílios do trato respiratório e até mesmo a tosse, funcionam como barreiras físicas e biológicas nos protegendo de agentes agressores prontas para defender nosso corpo, por isso quando temos uma baixa na imunidade, sofremos com doenças recorrentes e persistentes.

Os principais fatores que podem desencadear prejuízos para o sistema imunológico são: o stress físico, fatores ambientais, emocionais e a alimentação desequilibrada, (que pode ser considerada como sendo o mais importante).

Diante disso a melhor forma de promover a melhora da saúde é fazer com que esse sistema trabalhe com força total, os nutrientes que adquirimos através da alimentação contribuem e muito para fortalecê-lo. Uma dieta equilibrada rica em frutas, verduras e cereais, fornece as principais vitaminas e minerais que o nosso organismo precisa para se nutrir e manter o sistema amplo em suas defesas. Vitaminas que auxiliam no aumentam da imunidade:

 

Vitaminas do complexo B: O complexo B é formado pela tiamina (vitamina B1), riboflavina (vitamina B2), niacina (vitamina B3), ácido pantotênico (vitamina B5), piridoxina (vitamina B6), biotina, ácido fólico e as cobalaminas (vitamina B12). São necessárias para que o corpo transforme os carboidratos, as gorduras e as proteínas em energia utilizando-os com a finalidade de formar e reparar os tecidos corporais tendo importante participação na formação celular.

Podemos encontrá-las no levedo de cerveja, complexos vitamínicos, germe de trigo e geléia real.

Vitamina C (ácido ascórbico): Fortalece os capilares sanguíneos, fortalecer o sistema imunológico, atua na prevenção de gripes e infecções, tem efeito antioxidante (combatendo os radicais livres), dá resistência aos ossos e dentes, facilita a absorção de ferro pelo organismo. Já temos disponível no mercado vitamina C (à base de acerola) em cápsula uma forma prática de consumir essa importante vitamina, que também é encontrada em alimentos tais como: limão, laranja e abacaxi, entre outros.O tratamento fitoterápico também contribui de forma significativa para o aumento da imunidade.

A Equinácea tem comprovada função imune em estudos científicos, atua estimulando o aumento da fagocitose (É o processo pelo qual uma célula do sistema imune destrói qualquer substância invasora do organismo) por parte dos leucócitos em 20 a 40%. Também promove o aumento das células imune, tem ação bacteriostática, além de ter efeito antiinflamatório.

Procure o auxilio de um profissional da saúde (médico, farmacêutico, nutricionista) para o melhor tratamento e forma correta de utilizá-lo, garantindo assim o sucesso do tratamento.

Tatiane Vitti

CRF/PR 22601

Farmacêutica da PRONAPI – Produtos Naturais

Foz do Iguaçu-PR