lifestyle 1

A  saúde está diretamente ligada a felicidade que está diretamente ligada ao estilo de vida. É possível termos momentos felizes e vivermos com bem estar, mesmo durante períodos dificeis como o atual. Podemos dizer entào, que ter felicidade é viver com bem estar. 

"A verdade é que estar numa condição física indesejada, ser uma pessoa infeliz e que reclama ou desenvolver doenças decorrentes de maus hábitos, não é simplesmente uma questão de sorte, ou melhor, da falta dela. "

 

 

Para isso é preciso entender o que é saúde. Por exemplo, o que é saúde para vocë?

Por um momento, feche os olhos e sinta o que é ter saúde para voce, como vocë se sente, o que voce faz? Como é viver com saúde? Como é o ambiente a sua volta? Conseguiu imaginar?

Bom, com certeza você conseguiu sentir a sensação de bem estar só de imaginar tudo isso, mesmo que todas as imagens que surgiram para você não sejam reais, seu cérebro entendeu como verdadeiro e por isso que possivelmente sentiu o bem estar. Isso, porque a imaginação é o que existe de mais poderoso no ser humano!

Ser saudável é muito mais amplo do que apenas não estar doente, é um conceito positivo, e tem relação com a nossa capacidade de viver e fazer, de apreciar o que vivemos e fazemos.

Está ligado a qualidade de vida, ao nosso estilo de vida, aos nossos relacionamentos, a nossa alimentação, aos nossos hábitos, nossa forma de agir, nossa maneira de ver o mundo e de se colocar nele. Por isso, podemos dizer que somos nós quem criamos nossa própria saúde pela alteração dos nossos hábitos.

Muitas vezes nos sentimos cansados, desanimados, sem energia para executar nossos projetos, às vezes até temos a vontade de fazer algo diferente para termos mais saúde mas não conseguimos, porque é preciso atenção, foco e muita determinação, que demanda criar uma rotina de hábitos e se comprometer com ela.

Quando adoecemos, sabemos que algo não vai bem, e muitas vezes fazemos uma reflexão sobre o que pode ter causado essa desarmonia. Há relatos de pessoas que passam por doenças graves  e quando se recuperam manifestam um desejo de mudar de estilo de vida, para ter uma vida mais leve e desacelerar, dar mais atenção à alimentação, enfim, mudar o paradigma sobre seus hábitos de vida.

Nosso corpo leva para dentro de si, não apenas ar e alimento, mas também tempo e experiência. A nossa maneira de utilizá-los determina como vai nossa saúde e logo, nosso bem estar.

A saúde não é um estado de perfeição, é um estado de harmonia entre luz e sombras, nosso cotidiano é uma equação dos desafios que nosso corpo tem que enfrentar, no aspecto mental, emocional e físico .

É um sistema que não pára, que diante do que comemos,  de como dormimos, como reagimos ao que nos rodeia determinará nosso estado de saúde.

Quão saudável você acredita ser?

Como pode uma pessoa que tem artrite e pressão alta classificar sua saúde como boa enquanto que uma outra que tem resfriados brandos classificar como insatisfatória? Existem estudos que apontam o quanto nós acreditamos pode influenciar na nossa saúde e na nossa longevidade.

O vírus influenza provoca a gripe, mas isso não quer dizer que todas as pessoas do planeta estarão gripados, pois é necessário a presença de outros fatores para que o virús evolua no organismo para uma doença.

corpo humano funciona como um complexo sistema para se curar, mesmo quando parece estar acontecendo o oposto disso.

A medicina moderna têm modificado sua conduta em relação a recuperação a uma doença, depois de muitos estudos, verificou-se por exemplo, que 20 a 30% das pessoas que sofriam infartos se recuperavam, e isso porque se comportavam como inválidas. Antes a orientação médica era a de descanso, hoje recomenda-se retornar a atividade anterior o quanto antes, ou caso necessário a ajuda de fisioterapia para recuperar o movimento.

No que acreditamos determina nosso comportamento. Sabendo disso, é preciso analisarmos quais são as nossas crenças e como elas inteferem nas nossas escolhas.

A busca pelo bem estar, está na escolha do estilo de vida. É bem complexo falarmos de um estilo de vida que seria o perfeito, porque não se trata apenas de saúde mas, da maneira como se alimenta e se faz ou não exercício físico, como se é feliz, se tem sonhos, como se sente a respeito da própria vida, o que sente em relação ao trabalho e até mesmo sobre seus relacionamentos. 

Diante disso, se está numa condiçao física insatisfatória, anda sempre com ansiedade e estresse e sente preguiça matinal, sem dúvidas não está adotando um estilo de vida saudável.

Adotar um estilo de vida saudável é tomar atitudes que conduzem à felicidade. É cuidar da saúde física, espiritual, mental e social. 

A verdade é que estar numa condição física indesejada, ser uma pessoa infeliz e que reclama ou desenvolver doenças decorrentes de maus hábitos, não é simplesmente uma questão de sorte, ou melhor, da falta dela. 

Conforme você escolhe as pequenas coisas, constrói outras maiores. Isso está ligado com nossa forma de pensar, de escolher nossas atitudes.

Recentemente, surgiu o conceito de lifestyle, que é composto por atitudes pequenininhas, mas que como um verdadeiro legado, modelam todas as coisas.

 

Lifestyle tem a ver com autocuidado, que é essa atenção que buscamos em nossas escolhas, naquilo que comemos, como dormimos, o que fazemos para relaxar, o que e como nos exercitamos, enfim, o que fazemos que deixa nosso corpo bem cuidado. Ao falarmos em cuidado pessoal estamos falando de atitudes indispensáveis, das quais você colherá o fruto tanto a nível de presente como de futuro. 

Sonhe! Isso quer dizer faça planos de acordo com aquilo que sua mente criativa imagina!

Por mais clichê que pareça,  sonhar mantém sua mente saudável, faz bem ao corpo, te dá um bom motivo para se levantar da cama e justifica seus desafios. Nosso padrão de pensamentos têm uma resposta neuroquímica no nosso corpo o que influencia diretamente na nossa saúde.

Aqui no Blog vamos falar muito sobre tudo isso, afinal cada dia que passa descobrimos mais sobre o corpo humano e também maneiras de nos harmonizarmos com ele, e como sabemos que a fórmula para um estilo de vida saudável está nos nossos hábitos, vamos explorar muito sobre as diferentes estratégias, seja na alimentaçao, no comportamento, práticas físicas e mentais, remédios naturais, culinária que nutre, enfim, esse lifestyle que busca ser saudável!

Fonte: Pnl E Saude -  IAN MCDERMOTT, JOSEPH O'CONNOR, 


estilo de vidasaúdehábitosmudançafelicidade